27 setembro 2013

Dicas para usar menos sal em refeições tipo almoço e jantar

Refeição com gosto de sal e menos sal mas com mais sabor
Algumas dicas para reduzir o sal na comida, uma vez que esse 'condimento' pode ser prejudicial ao coração e ocasionar ou piorar problemas como pressão alta, mesmo assim o sal(sódio) tem sua função no organismo, mas em excesso é prejudicial.

Arroz com menos sal e sabor semelhante

Cheguei a uma conclusão que o arroz pode ser feito usando menos sal do que o costume, isso porque as pessoas nem sempre mastigam bem os grãos por serem pequenos, sendo assim não teria porque ter sal dentro deles, apenas na sua volta.

A maneira seria cozinhar o arroz sem sal ou pouquissimo sal e usar um molho salgado nele após pronto, esse molho poderia ser uma salmoura(água com sal) acrescentada quando ele estiver quase pronto, aí os grãos não terão tempo de absorver o sal e assim ficará o sabor de sal apenas por fora dos grãos já que essa é a parte do grão onde sentimos o seu gosto, mas, mesmo assim teriam pessoas que iriam reclamar, por esse motivo poderia acrescentar uma pequena quantia ao começar o arroz e o restante próximo a sua finalização, claro que a intenção é reduzir a quantia de sal que seria usado normalmente.

Acredito que com a massa poderia acontecer o mesmo, um pouco de sal ao iniciar e o restante quando quase pronta ou no molho.

Alimento de sabor forte ou picante pode dar sabor e assim facilitar a diminuição do sal

A couve-manteiga, ou aquela couve-folha com folhas de cor verde claro e que cozinha muito facilmente tem um sabor picante que se assemelha muito ao sal, pode ser uma ótima ajuda na redução do sal, sendo assim pode se pensar em misturá-la na comida, mas é bom ter o cuidado de não cozinhar muito as folhas porque podem perder o sabor, já os talos precisam de cozimento maior, é claro, use os talos, você pagou por eles também, não os desperdice, a couve também é muito nutritiva, rica em ferro e outros.

Aquela abobrinha de cor interna bem alaranjado e verde por fora também tem um sabor bem picante é ótima fonte de nutrientes, invista nesses alimentos de sabor forte pois eles são uma boa saída para comer menos outros alimentos que necessitam de sal, aquela batata doce também, por ser doce não precisa sal.

Temperos

Tente procurar e descobrir temperos naturais diferentes e com eles você poderá reduzir a quantia de sal na comida sem fazer com que ela seja sem gosto, existem pimentas, como a pimenta do reino, curcumã, páprica, curry, alho, a salsinha que, para não perder sabor e vitaminas pode ser acrescentado ao termino do cozimento, etc.
O limão colocado no prato pode servir como um sabor a mais, vinagres, pode até usar o molho shoyo, mas com cautela, mesmo em quantia menor o molho shoyo também tem sódio, aí terá que reduzir um pouco no sal para não vir a ser mais prejudicial do que benéfico.

Óleo

Comidas com mais óleo são mais saborosas, mas você deve saber qual a quantia recomendada, o óleo de canóla é um dos mais indicados para cozimentos porque ele ajuda no bom colesterol, tem omega6 ou/e 3, e, se for para dar mais sabor a comida e com isso reduzir o sal aí até pode ser válido usar um pouco mais de óleo, mas isso se já não abusa de óleo na comida, mas enfim, para um consumo maior de óleo o exercício físico diário pode corrigir, já o sal não...

Industrializados 

Evite os industrializados com muitos 'produtos químicos', coisas como bolachas recheadas e outras coisas do tipo, refrigerantes, essas coisas, mesmo sendo doce pode conter sódio, por esse motivo, sempre leia os rótulos. Alguns desses produtos, para dar mais sabor, usam até gordura animal, e, isso aumenta o colesterol.

Outra dica, vai comer coisas em conserva, você pode retirar a água e lavar, pois conservas, no caso de legumes, também tem sódio na água desses produtos, e, por vezes você até pode deixar de molho em nova água por um tempo, teoricamente, um pouco do sal dos alimentos será transferido para a nova água, aí, pode descartar a água.

Sal light

Também existe um sal light, que contém cerca de 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio, onde parte do sódio é substituído por outra substancia, mas, é bom consultar um nutricionista, até porque toda substancia tem contra-indicações, e, claro que, não é por conter menos sódio que você deva usar mais sal.

Conclusão

Como a maioria das coisas, cozinhar também exige dedicação, criatividade e estudar(pesquisar, experimentar, testar, descobrir) maneiras e produtos naturais que auxiliem para criar boas refeições e saudáveis. Mas esse esforço tem retorno, a saúde, aprendizado, prática, e, ajuda até o cérebro a ser mais capaz de aprender coisas novas com mais facilidade.

Quem tiver alguma dica de alimentos, temperos ou outras que ajudem na luta contra o excesso de sal, comenta aí!

25 setembro 2013

Vídeo com dicas e exemplos sobre alguns regulamentos do Google Adsense

Google da dicas para editores do adsense
O Google postou um vídeo sobre alguns regulamentos do Adsense, seu serviço de anúncios, esses regulamentos são para blogueiros e webmasters que quiserem colocar anúncios do Google Adsense em seus sites e blogs e ganhar algum dinheiro quando houver cliques válidos.

Eu não sei se vou usar anúncios aqui, mas, esse vídeo também dar uma noção do que o Google acha correto em sites e blogs se baseando num certo 'consenso comum' de coisas que podem ser ilegais em alguns países e também de coisas que poderiam ser prejudiciais ou desconfortáveis aos blogs(sites), site dos anunciantes e ao usuário, ou para a maioria das pessoas que irão ver os sites com anúncios, ou mesmo para uma minoria, ou seja, o Adsense não pretende causar incômodo as pessoas, e, consequentemente nem a si mesmo.

Quem quiser ver no Youtube, clique aqui

17 setembro 2013

Google cria novo formato de imagem, WebP promete ser mais leve

Google criou um novo formato de imagem com a intenção de que essa seja mais rápida para uso na web e assim dar mais velocidade para acesso a sites e outras páginas da web, pelo que li tem mais ou melhor uso para pequenas imagens, talvez eu esteja enganado.

Google cria novo formato de imagens webp mais leves para substituir png jpg
Só percebi esse novo formato ao acessar o meu blog e perceber que uma das imagens que ficava numa lista de sugestão de blogs da lateral do meu blog não aparecia, e ela era de um blogspot, acessei ela com o Chrome e nada apareceu, ao acessar com o mozilla ele perguntou se eu queria baixar ou abrir com outro programa, fiquei com medo que fosse vírus, mas baixei e ele salvou no formato webp, abri com bloco de notas, não entendi nada aí pesquisei na web e encontrei uma página de esclarecimento do Google, clique para ler

Digo que é mais para imagens pequenas por ter lido uma frase que dizia algo mais ou menos assim:

"Webmasters e desenvolvedores da web podem usar o formato WebP para criar imagens menores e mais ricas que podem ajudar a tornar a web mais rápida"

No momento não é todo navegador que suporta esse formato, por esse motivo acho melhor ir com calma, na página de informação do google, me parece que tem um software para fazer a conversão das imagens png ou jpeg para o formato webp

https://developers.google.com/speed/webp/?hl=pt-BR

14 setembro 2013

Se você não gostar, devolvemos o seu dinheiro de volta!?

Seu dinheiro de volta se activias e venixs não funcionar?
Impressinante e detestável a tática que algumas empresas usam para fazer propaganda, agora virou estratégia de marketing para produtos de 'baixo custo' devolver o dinheiro se você não gostar daquilo que comprou e usou, fico pensando como seria bom se isso virasse moda e grandes produtos ou de custo mais elevado começassem a dar o dinheiro de volta se não gostar do que comprou, aí eu pediria o dinheiro de volta de uma compra, uma maquina de 'lavar' que só faz a água e a roupa girar em leves ciclos e pouca pressão, se eu quiser roupa limpa preciso usar o triplo de detergente e cuidar para quando chega ao fim do ciclo girar o botão novamente, e novamente...

Acho essa coisa de prometer que devolvemos o seu dinheiro tão sem fundamento, para mim é propaganda para pessoa que não pensa, chega ser chata de ouvir, pois quem vai perder horas em burocracia para pedir os R$10 ou 15 reais de um iogurte ou sabão em pó, se a pessoa precisaria tanto desse dinheiro compraria um produto mais barato.

Infelizmente, esse tipo de propaganda deve funcionar bem para a maioria dos brasileiros, ou não estariam usando, mas é triste ver que nosso povo é tão facilmente influenciável.