Anúncio, propaganda enganosa, apelativa |
Eu vejo este tipo de anúncio muitas vezes, como este ao lado é só um exemplo, mas tem de tudo, programas, equipamentos, suplementos e até medicamentos. Mas para quem tem senso crítico e é um pouco mais atento vai perceber que quando algo promete milagres geralmente não faz 2% do que promete.
Os sites que tentam "vender" algo ilusório tem um perfil bem parecido, são bonitos e parecem profissionais, páginas grandes com muitos textos de comprovações científicas ou técnicas, com imagens belas, com depoimentos e elogios de pessoas e até de falsos depoimentos de celebridades ou pessoas influentes ou de renome conhecido em alguma área, tem também falsos exemplos, tudo parecendo muito real, hoje em dia, pode-se até mostrar uma fan-page impressionante no facebook, com milhares de gostos(que podem ser comprados).
Estes sites se aprimoram, um que eu visitei tinha até um falso sistema de comentário, só para quem acessa muitos sites e blogs ou tem conhecimento percebe os detalhes da falsidade, uma destas páginas, nos comentários tinha a foto de pessoas belas e o nome, os comentários eram todos do dia que eu acessei, fazendo parecer que eram recentes, mas, nisso vem o rastro da falsidade, como não havia nem um comentário do dia anterior? Como a foto da pessoa aparece se não havia um sistema de login para comentar usando um perfil público? Outro detalhe, dois comentários de supostas pessoas diferentes com a mesma foto.
O que pretende esse sites de venda?
O que querem estes sites, qualquer coisa, algumas vezes lhe vender algo de baixo custo com um valor alto ou superior ao que vale, e, até aproveitar uma ação sua, como inserção de dados, e-mail, nome, etc. Por vezes a intenção destes sites é simplesmente atrair um jovem inocente que coloque lá os dados dele ou seus pais para tentar comprar algo, até porque os jovens tem pouca experiência em detectar mentiras e falsidade, principalmente na internet, mas não são só os jovens que são inocentes não!Existe também propagandas enganosas na TV, nem sempre tão exageradas como na web, mas existem, e, esse tipo de propaganda é uma cópia de padrões de propagandas norte-americanas voltadas justamente ao público "inocente"